Como funciona o Dolby Atmos e o que ele faz?
Quando você experimenta o Dolby Atmos® pela primeira vez, é provável que não queira voltar ao som surround normal. Este formato de som revolucionário cria áudio espacial tridimensional que dá vida ao seu conteúdo favorito e mudará a maneira como você assiste seus programas de TV, filmes e muito mais favoritos.
Se você está pensando em atualizar seu sistema de alto-falantes, mas não tem certeza do que procurar, aqui está o que você precisa saber sobre como o Dolby Atmos funciona e o que é necessário para criar um sistema de home theater Dolby Atmos.
Como funciona o Dolby Atmos?
O que é Dolby Atmos, exatamente? Resumindo, é um tipo mais recente de som surround que oferece uma experiência de áudio tridimensional. Para explicar como o Dolby Atmos cria áudio mais envolvente, é útil primeiro entender os conceitos básicos dos formatos tradicionais de som surround, como Dolby Digital.
Os sistemas de som surround padrão são geralmente rotulados como 5.1 ou 7.1, com o primeiro número indicando quantos alto-falantes estão sendo usados. Uma configuração 5.1 normalmente tem alto-falantes frontais esquerdos, frontais direitos, centrais, surround esquerdo e surround direito, bem como um subwoofer, que é indicado pelo 1. Quando o áudio é criado para esse tipo de configuração de alto-falante, cada som é atribuído a um dos alto-falantes, também chamado de "canal". Por exemplo, suponha que um trem esteja passando. O som do trem pode ser enviado para os canais surround esquerdo e direito.
Por outro lado, o Dolby Atmos não usa canais durante o processo de mixagem de áudio. Em vez disso, os sons são tratados como "objetos" que podem ser colocados em praticamente qualquer local dentro do espaço de audição, incluindo a cabeça - pense nos objetos como orbes flutuando na sala que podem se mover em qualquer direção, inclusive para cima e para baixo. Quando os engenheiros de som usam esse design de som baseado em objetos, eles podem colocar até 118 objetos na tela de uma só vez.
Como isso se traduz em sua experiência auditiva? Se um filme tiver um helicóptero sobrevoando, o áudio se moverá suavemente da esquerda para a direita acima do espaço de audição, pois o Dolby Atmos adiciona o elemento de altura à mixagem ao mesmo tempo. Essa terceira dimensão faz parecer que o áudio está realmente ao seu redor, tornando o som mais envolvente. O resultado é um áudio mais suave e realista, e muitas vezes parece que você está realmente na ação do que está acontecendo na tela.
Configurando um sistema de home theater Dolby Atmos
Hoje, muitos cinemas usam Dolby Atmos para fornecer um som maior do que a vida, mas você também pode experimentar o mesmo áudio tridimensional imersivo enquanto assiste TV em casa. Você só precisará de um sistema de home theater que possa processar e reproduzir esse formato de som de alta tecnologia.
Para desfrutar do conteúdo Dolby Atmos em casa, você precisará de uma TV com saída aprimorada de Audio Return Channel, ou eARC, bem como alto-falantes equipados para reproduzir o formato de áudio. Uma das principais considerações em um sistema de home theater Dolby Atmos é a capacidade de colocar sons em diferentes alturas e, embora os cinemas consigam isso usando alto-falantes no teto - chamados de alto-falantes de "altura" - você pode obter o mesmo efeito em casa com uma barra de som Dolby Atmos que possui alto-falantes de disparo para cima. Esses alto-falantes projetam o áudio para cima, refletindo o som no teto para criar o mesmo efeito que os alto-falantes de altura real. Os alto-falantes de disparo para cima são uma parte essencial de qualquer configuração Dolby Atmos doméstica - sem eles, seu som será apenas bidimensional.
Ao configurar um home theater Dolby Atmos, você também tem maior versatilidade no número de alto-falantes que pode usar. Embora os sistemas de som surround regulares sejam frequentemente limitados a um máximo de sete alto-falantes, o Dolby Atmos pode ser reproduzido em praticamente qualquer configuração de alto-falante usando até 34 alto-falantes. Embora a maioria das pessoas não precise de tantos, é uma boa opção se você estiver configurando um home theater grande e dedicado ou apenas quiser adicionar alto-falantes adicionais à sua configuração.
Depois que o sistema de alto-falantes estiver configurado, você precisará selecionar o conteúdo com áudio Dolby Atmos. A boa notícia é que os serviços de streaming mais populares agora oferecem mais conteúdo Dolby Atmos, para que você possa assistir a muitos de seus programas favoritos com áudio tridimensional envolvente.
Atualize seu sistema de entretenimento com Dolby Atmos
Agora que você sabe como o Dolby Atmos funciona, pode se sentir mais informado ao criar sua configuração de home theater. Se você tem um home theater dedicado ou apenas uma TV em sua sala de estar, você pode atualizar instantaneamente seu espaço com alto-falantes Dolby Atmos. O formato de áudio de alta tecnologia cria uma experiência de visualização mais realista e imersiva e, graças aos avanços das melhores barras de som e alto-falantes da atualidade, o Dolby Atmos está mais acessível para sua casa do que nunca.